Este é o primeiro post de uma série onde vou documentar o processo e racionais da construção de um SaaS (produtinho web). Esse tem sido um dos meus grandes sonhos desde que comecei a trabalhar com freelance de desenvolvimento de software. Depois de acompanhar a comunidade de IndieHackers durante alguns anos, dessa vez vai!
O foco aqui está muito mais na execução de ideias simples (com um máximo de 2 meses de execução do produto). Esta é uma lista de ideias que maturei em 2019 e que sempre tem voltado a minha cabeça, algumas são realmente dores que tenho e outras são apenas ideias a serem testadas.
Crossfit Predictor & Analytics
Comecei a praticar Crossfit em 2017 e desde então ele tem sido uma grande constante em minha vida. Em Janeiro deste ano completo 2 anos e meio de dedicação e senti que este último ano dei uma boa estagnada com relação a performance e aprendizado.
Alguns exemplos de WODs benchmarks no Crossfit
Ao final de cada aula temos o WOD (Workout of the Day), que é uma série de movimentos onde o objetivo é realiza-los no menor tempo possível ou o maior número de repetições possíveis dependendo do tipo.
Alguns métodos que usamos para acompanhar nosso desenvolvimento:
- Benchmarks - São séries de movimentos cujo objetivo é executar no menor tempo possível.Você pode ver alguns exemplos na tabelinha acima.
- PR’s (Personal Records) - Vulgo, o máximo de carga que o burro levanta dentre alguns movimentos específicos (Clean, Snatch, Deadlift, etc).
- Comparativo de resultados do WOD entre amiguinhos do box.
Olha eu lá em baixo na esquerda!
Alguns problemas que me atrapalham no entendimento de se estou melhorando ou piorando no esporte:
- Meu box por exemplo não tem uma regularidade na aplicação dos benchmarks, assim medir a performance usando benchmarks fica difícil. Da até pra tentar fazer alguns de casa, mas geralmente me limito a realizar sempre os WOD’s propostos no dia.
- Se seus PR’s estão aumentando, isso é um bom indicador de melhoria, mais ele sozinho não é o suficiente para avaliar o seu desempenho . Para quem está começando no esporte, você pode ficar bem empolgado no começo, pois geralmente é onde você consegue ter um rápido desenvolvimento. Porém depois de algum tempo o aumento de carga vai estagnar bastante.
- Um dos principais meios de avaliação que tenho utilizado até hoje é comparando meus resultados da lousa com amiguinhos com perfil similar, porém esse método também tem suas falhas. O que acontece quando seu amiguinho começa a ficar com resultados muito melhores que o seu? Será que é ele que está se dedicando muito mais que você? Ou será que você está um pouco estagnado ? Será que seu amiguinho realmente contou certo os movimentos durante o treino?
A ideia é utilizar suas informações e tempos passados de Workouts que você já realizou para prever qual seria um bom resultado do Workout do dia. Imagina isso como se fosse aquela sombra do Mario Kart, quando você tenta bater seu próprio tempo.
Esse é meu mockup bem xexelento
Pottery Log
2019 foi o ano que me escolhi a cerâmica para me dedicar como hobby.
No começo do aprendizado do torno elétrico, em cada aula, você consegue tornear uma ou duas peças. Porém depois de alguns meses de prática e tendo um torno elétrico em casa, a produção aumentou em muito e no final das contas, temos potes do Nilsão mass production.
Potes do Nilsão - produção 2019
Essa é uma ordem dos processos de maneira bem resumida na cerâmica com queima de alta temperatura:
Torneamento (modelagem da peça) → Secagem da argila → Primeira queima (Biscoito) → Esmaltação → Segunda queima (alta temperatura)
Cada processo tem diversos detalhes e peculiaridades quee influenciam bastante no resultado final da peça.
Durante o percurso, fiz a gestão das peças em produção utilizando o Evernote e mais tarde o Notion, porém ao longo do percurso percebi que não fui anotando diversas informações importantes no processo de produção de cada peça.
Assim, pensei em uma ideia de aplicação que teria 3 objetivos:
- Ajudar o ceramista a documentar os processos de produção de suas peças.
- Transformar as fotos em uma espécie de lojinha / portfolio.
- Um lugar onde ceramistas pudessem compartilhar processos (queima, torneamento, esmaltação)
O app seria bem simples, um tipo um Instagram onde para cada foto, poderíamos armazenar informações específicas do processo de produção. Melhor ainda se com um clique, ele pudesse transformar essas fotos em um certo tipo de portfólio / lojinha.
Esta é uma ferramenta que resolve um problema que eu tenho. Além do mais, preciso dar cabo de todos esses copos que produzi e estão encalhados aqui em casa kkkk. Fica claro que eu ainda não estou vendendo peças ainda, só estou cedendo algumas para vocês. Aos amigos interessados, é só dar uma passada aqui em casa!
Ps: Já procurei bastante se existem ferramentas similares no mercado, porém todas eram bem antigas e com design péssimo
Habit builder para crianças
“All big things come from small beginnings. The seed of every habit is a single, tiny decision. But as that decision is repeated, a habit sprouts and grows stronger. Roots entrench themselves and branches grow. The task of breaking a bad habit is like uprooting a powerful oak within us. And the task of building a good habit is like cultivating a delicate flower one day at a time.”―James Clear, Atomic Habits: An Easy & Proven Way to Build Good Habits & Break Bad Ones
Desde o começo de 2019 depois de ler o livro do James Clear ( Atomic Habits ) comecei a utilizar o Everyday para fazer o tracking de alguns hábitos que mantenho diariamente. O Everyday me ajudou bastante em visualizar meus resultados na tentativa de construção de cada hábito e também monitorar os que você já adquiri.
O gráfico aqui é o do mês de janeiro de 2019, que é o mais bonitão do ano de 2019
Existem diversos tipos de solução bem similar ao Everyday, porém penso na aplicação desta idéia de construção de hábitos com foco em crianças. Quando quero adquirir uma habilidade ou conhecimento novo, penso sempre orientado na construção de um hábito.
Pensar no melhor meio de inserir a tarefa / estudo no dia a dia →Disciplina inicial → Mensuração → Hábito construído
Sou uma pessoa meio que freak no uso de Todo lists, e sinto muito prazer em riscar os itens da lista enquanto vou executando minhas tarefas do trabalho diário (acho que este não é um sentimento incomum, conheço diversas pessoas que sentem o mesmo prazer). Acho que este senso de realização pode ser bem benéfico para crianças, afinal, a maioria das coisas que valem a pena, sejam habilidades ou conhecimento, tomam tempo e esforço da pessoa durante um bom tempo.
Não defini direito como seria este produto porém acho a temática bem interessante.
Analisador de cocô
Ok, eu confesso que tenho o hábito de olhar meu cocô quase todos os dias . Sou uma pessoa bem estranha.
Brincadeiras a parte, olhar e sentir o odor (ok eu sei que isso foi nojento) do meu cocô diariamente me ajuda a entender melhor como está minha flora intestinal e também identificar alguns alimentos que não fizeram bem.
Analise seu cocô de forma bem simples. O meu geralmente vem no formato 4.
Seu sistema digestório é um segundo cérebro no seu corpo contendo aproximadamente 100 milhões de conexões nervosas (da boca ao toba). Pensa o quanto é difícil pensar com clareza quando você está com uma baita de uma caganeira. Ter uma flora intestinal saudável te ajuda muito a controlar melhor suas emoções e seu mood diário.
Aqui um texto bem interessante a respeito de seu segundo cérebro, vale a pena a leitura.
Esta é uma daquelas ideias conectadas com a minha vontade de usar um pouco de Machine Learning. A ideia seria treinar uma rede neural ( utilizando imagens ) a identificar patologias dentro de fezes e dizer se seu cocô está saudável ou não. Após isso, transformamos em um aplicativo e voi-la, você poderá se divertir em seu celular, tirando fotos e vendo a ‘qualidade’ do seu cocô.
Alguns outros casos de aplicação para esta tecnologia:
- Cocô de neném - conversando com alguns amigos pais de primeira viagem, me convenceram que é muito importante saber analisar o cocô do recém nascido. Esta é um fase onde existem diversas mudanças na flora intestinal e você precisa sempre ficar checando se as fezes do neném estão com a consistência e cor adequada.
- Cocô de cachorro - um animal saudável tem o coco saudável também. Tenho um cachorro em casa, e como estou sempre recolhendo suas fezes, ao menos sei se ele não está com algum problema estomacal. Aqui em casa gostamos muito de oferecer diversos tipos de fruta para ele, assim é sempre bom das uma olhada no coco do animal para saber se o alimento desceu bem ou mal.
Não sei um modelo de negócio para isso, mas seria bem divertido executar uma idéia como esta.
Experimentos Sous Vide
Cozinhar na água parece uma boa ideia?
Você amante de steaks e um bom churrasco, imagine uma técnica que vai te ajudar fazer aquele bife de 3 dedos sempre no ponto que você desejar. Ela já existe e se chama Sous Vide.
Sous vide é uma técnica que cozinha alimentos em temperatura controlada utilizando geralmente um termocirculador. Parece uma coisa bem só para profissionais, porém hoje essa moda pegou e junto com isso, bastante gente que gosta de cozinhar em casa começou a utilizar esta técnica. Se tiver interesse em conhecer melhor, veja aqui no Chefsteps.
Participo de um grupo no facebook chamado SousVideiro onde os usuários compartilham receitas, temperaturas e tempo utilizados em diversas receitas específicas para o uso do Sous Vide. Acho muito legal essa troca de informações entre pessoas porém fica difícil realizar buscas de receitas dentro do grupo. A partir dai, surgiu a ideia de construir um lugar que organize este tipo de informação de maneira mais estruturada e possibilite o compartilhamento de receitas / experimentos feitos por pessoas.
Acho que o público que utiliza o Sous vide é bem hobbysta e gosta de compartilhar conhecimento, por isso vejo bastante movimento no grupo de Facebook. Ideia um pouco de nicho porém o interesse pelo tema vem aumentando, em conjunto com a curiosidade do brasileiro a respeito da cozinha.
Condomínios e afins
Sempre morei em apartamentos em São Paulo e na primeira vez que me mudei do apartamento dos meus pais, tive muita curiosidade em saber o perfil e o que faziam os moradores do meu novo prédio. Ficava fantasiando a possibilidade de achar algum vizinho que fosse garoto de programa (vulgo desenvolvedor de software) e pudesse me ajudar a colocar em prática algumas idéias que tinha na cabeça (isso em 2013). O tempo passou e eu acabei não encontrando ninguém e muito menos conhecendo a vizinhança do meu prédio.
Já morei ao total em 4 apartamentos e quase todos se limitam a aquele grupo de Whatsapp que nunca serve para nada ou aquele site que o síndico contratou que só serve para você ver a agenda da churrasqueira para o fim de semana que vem.
Minha ideia seria construir um mural digital para condomínios, com duas funcionalidades:
- Compartilhamento de informações básicas de cada morador
- Marketplace de serviços, trocas e favores
A princípio desenvolveria uma solução aberta e de graça. Hoje moro num condomínio de cerca de 700 apartamentos, e caso precisasse da recomendação de algum profissional, o primeiro lugar que procuraria seria dentro da rede de contatos do lugar que eu moro. Só que não, aqui o máximo que temos é um muralzinho físico sem vergonha na academia.
Em alguns dias quero escolher uma das 6 ideias acima e começar o seu desenvolvimento. O objetivo é descrever o processo do desenvolvimento do produto e criar um log da minha jornada. Sintam-se a vontade em opinar / roubar qualquer ideia daqui. Tem curiosidade a respeito de qualquer tema citado acima? É só me contactar usando o nilson.ivano@gmail.com
See you guys soon!